Portal da Seresta Brasileira

 


 
 
 


 


 


 


 


 
 
 

..
LAMARTINE  BABO

          LAMARTINE DE AZEREDO BABO, compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro a 10 de janeiro de 1904 e morreu na mesma cidade a 16 de junho de 1963.  

          Escreveu revistas musicais (Pequeno Polegar e Este mundo vai mal - 1925; Ouro à beça - 1928; Vai haver o diabo - 1929) e compôs marchas para ranchos carnavalescos no início de sua carreira, dedicando-se depois à atividade radiofônica.

          A obra de Lamartine Babo oferece dois aspectos diferentes: a verve maliciosa das marchinhas como História do Brasil, Aí, hein?, Moleque indigesto, Marchinha do Grande Galo, etc., ou do samba Só dando com uma pedra nela, e o lirismo intenso das marchas como Linda Morena, Ride, palhaço, Rasguei a minha fantasia, ou dos sambas A tua vida é um segredo, Luar cor de prata, O sol nasceu pra todos e Na virada da montanha.

          Sua versatilidade levou-o a compor a famosa valsa-canção Eu sonhei que tu estavas tão linda.

             Lamartine Babo dominou o carnaval carioca nas décadas de 1930 e 1940, retirando-se durante muitos anos para só retornar em 1958 com a marcha Os rouxinóis. Além de compositor e letrista de grande originalidade, criou um estilo próprio de interpretação, em que destacava, pelas inflexões, o aceno humorístico ou o lírico de suas composições. 

          Lamartine compôs também inúmeros hinos de times de futebol.


Curiosidades sobre Lamartine Babo:
Frustrado amor platônico
Fontes: Enciclopédia Mirador Internacional;Enciclopédia Barsa.
..
.
..