ﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉ

Letras  Riopedrenses

Escritores e Poetas de Rio das Pedras

ﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉﻶﻉ

 

RIO DAS PEDRAS, nossa terra, nossa gente

Gentleman! 

Por (Zé do Joca)

Chegou de repente, rapaz ainda, início de carreira, simpático, educado. Esse era o mais novo telegrafista da Estrada de Ferro Sorocabana em nossa cidade nos idos de 1953. Início da segunda metade do século passado, século XX.

Vagarosa e pacientemente foi fazendo novas amizades, ingressando em nossa sociedade quase despercebido, mas consciente e determinado. Desde logo percebeu-se que ali germinava espírito altivo, desprendido, alguém que, sem medo de errar, afirmo, não veio só para somar, veio para multiplicar.

Nossa Rio das Pedras logo percebeu que recebera um novo filho, um riopedrense de Indaiatuba, com qualidades superiores e concretas. Todos que o conheceram, já naquele início, sentiram-se orgulhosos de sua amizade.

Trabalhou em nossa terra até atingir a aposentadoria como funcionário exemplar, tanto no desempenho direto de suas funções como no trato com o público. Correto e honesto, educado e gentil.

A aposentadoria foi um prêmio merecido, mas não conseguiu torná-lo inativo, parece até que serviu de mola propulsora para levá-lo a posições de destaque das quais, sem favor algum, foi digno merecedor.

Em nossas escolas preparou-se para cursar faculdades.

Partiu para estudos de níveis superiores. Estive presente em sua formatura em Assistência Social, onde ele era o único varão da turma. Alguém ao meu lado disse carinhosamente: “Este é carta marcada”.

Acertou em todos os sentidos, pois ele veio marcado para vencer, lutar, respeitar e ser respeitado. Sem alardes, era líder pelo comportamento exemplar, pelo respeito e consideração ao semelhante.

Nos estudos, não parou por aí, sentiu que possuía condições e qualidades para outros cursos superiores, formando-se advogado. Como tal exerceu a profissão em nossa cidade, tornando-se figura de destaque. Atendia e dava chance a todos, isento de preconceitos e contrário a qualquer disparidade social.

Suas atividades não pararam por aí, foi membro de nossa Câmara Municipal com vereador, tendo sido presidente de 1977 a 1978 e de 1981 a 1982. Nessas funções deixou outras marcas indeléveis de sua personalidade, contribuindo em benefício da comunidade riopedrense.

Rio das Pedras reconheceu em vida suas qualidades e o homenageou, dando seu nome ao viaduto que substituiu o antigo pontilhão da Estrada de Ferro Sorocabana, por onde transitou um número sem fim de trens que ele mesmo recebeu e despachou, na função de ferroviário.

Quem não o conheceu não tem idéia de tudo que perdeu. Nós, que tivemos essa felicidade, sabemos o quanto perdemos com sua partida.

Doutor Leonel de Souza tinha as qualidades e medidas morais do ser humano que Deus deseja para o nosso planeta.

Foi aplaudido quando baixou à sepultura.

Mais uma vez o Céu está em festa.

 (Zé do Joca)

Professor de História aposentado

Voltar para a página de Rio das Pedras

 

 

 

 

 

 

 

 

Você está acessando o Portal de Emoções

Oriza Martins Home Page

Um portal dedicado à divulgação das artes.

Um mundo de poesia, romantismo, reflexões, serestas, paixão e muitas emoções...

Mapa do site

 

Recomende/envie esta página para alguém:

 

São Paulo, Brasil 

Index Geral dos Autores

 

Portal da Seresta Brasileira

Grata pela visita!

Oriza Martins

contato

Minha Coletânea 

Meus gifs

Meus Romances

Você é muito importante para nós!

Deixe sua mensagem ou sugestão

 em nossos Livros de Visitas!

 

Escolha o livro:  

Livro A = Escreva!  

Veja as mensagens!

 

Livro B = Escreva!

Veja as mensagens!

 

Minhas raízes na Espanha...

 

Participe de nossas   

Comunidades no Orkut: 

"Reflexões & Poemas Românticos"

"Amigos e fãs da Oriza Martins"

 

 

Main Menu

BoasDicas.com - dicas úteis!

Google
Web www.orizamartins.com
   

 

 

 

 

 

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar