Portal de Emoções... Reflexões, Mensagens, Frases, Poemas...

 

Poemas em Gifs

 

Amigos para Sempre!...Envie para alguém...

Amigos para Sempre

(Oriza Martins)

 

Amigos dizem TE AMO!... Leia e envie este poema...

Amigos dizem TE AMO!

(Mírian Warttusch)

 

 

Para alguém especial!...

Você é especial!

(Oriza Martins)

 

 

Receita de Amor... poema de Oriza Martins

Receita de Amor

(Oriza Martins)

 
O TRIPÉ DO PRECONCEITO: obstáculo à PAZ 

O mundo vive, hoje em dia, assolado por inúmeras crises, frutos das contradições históricas que movimentam a realidade e dificultam a concretização dos ideais de fraternidade, amor e paz. Nesse panorama, inserem-se as próprias contradições humanas, movidas, principalmente, por uma nefasta manifestação - o preconceito - que, por sua vez, apóia-se num tripé constituído por três mitos: a “aparência, a arrogância e a ignorância”. 

Pelo mito da aparência os homens são induzidos a promover escolhas dentre seus semelhantes, aceitando aqueles cuja presença não os “incomoda”; são levados a evitar, a excluir de seu convívio e até mesmo a combater aqueles que, por algum motivo, provocam-lhes repulsa, não se encaixam em seus paradigmas ideais - modelos cujos parâmetros foram ditados por engrenagens vorazes da História, em visões de mundo frias, isentas de amor. 

Quanto ao mito da arrogância - esse brota no seio da Humanidade, dentre aqueles que se arrogam o direito de se considerar superiores, mais fortes, mais poderosos, mais inteligentes, mais belos, mais capazes, enfim, que se julgam merecedores de privilégios, inclusive de promover o domínio, a opressão, sobre seus semelhantes. Na esteira da arrogância, vicejam infinitas manifestações negativas, como a ganância, o orgulho, a crueldade, a intolerância, o desamor, que constituem fecundos canais para infindáveis manifestações de injustiça e empecilhos para a paz. 

Ambos os mitos – aparência e arrogância - ao mesmo tempo apóiam e se sustentam na ignorância, completando o tripé do preconceito. Geralmente é quando se ignoram os verdadeiros fundamentos de determinados fenômenos ou o direito de cada pessoa ser respeitada em suas convicções, que se instala o preconceito. O próprio étimo do termo “preconceito” já sugere que se trata de pré-conceber, de explorar um conceito preconcebido, ou seja, um pré-julgamento, algo que tem grandes chances de se traduzir em injustiça. Exemplificando, vale aqui lembrar que estudos da moderna genética questionaram o conceito de raça, comprovando sermos todos igualmente descendentes de um mesmo povo ancestral que migrou da África há milênios, espalhando-se pela Terra e adquirindo características físicas adaptadas às condições do meio, por necessidade de sobrevivência. Isso significa uma pá de cal jogada sobre os intolerantes que se agarram aos mitos da aparência e da arrogância, e que se encontram atolados na ignorância – caracterizada, neste caso, por um lamentável lodaçal. 

Oxalá chegue, em breve, o dia em que, convivendo harmoniosamente, libertos desse estigma estratificado e segmentado da Humanidade, ao sermos perguntados sobre a que raça pertencemos, possamos simplesmente responder: “à raça humana”; melhor ainda se tornará o dia em que nem mesmo seja necessário realizar-se tal indagação... 

Existirá remédio para a arrogância e a ignorância? Onde está a solução? 

A resposta é simples: está em cada um de nós. O antídoto para a ignorância é a educação, que possibilita a reflexão, o conhecimento, a busca de se compreender e respeitar os direitos humanos. Decorre daí um antídoto para a arrogância. Quando o espírito humano se abre ao diálogo, à compreensão solidária dos fenômenos que movem a realidade, torna-se receptivo para a sensibilização, a convivência pacífica, a fraternidade, a experimentação de quão gratificante e saborosa é a prática do amor e do bem. Uma vez superadas a ignorância e a arrogância, o homem não se deixará mais escravizar pelo mundo das aparências o que, conseqüentemente, o libertará dos preconceitos e lhe proporcionará a paz interior. 

Tudo depende desse processo de reflexão, de mudança de atitude em cada um de nós, de uma aceitação pacífica mútua e igualitária, pois - parafraseando Phil Bosmans -, “não haverá amor e paz no mundo enquanto não houver amor e paz em cada coração humano”. 
Utopia? 
Creio que não... 
Vamos confiar no processo de evolução moral da Humanidade! 

Oriza Martins////

 

Lindos Gifs de Bom Dia

Gifs Animados do Portal de Emoções

Mid

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Você está acessando o Portal de Emoções

Oriza Martins Home Page

Um portal dedicado à divulgação das artes - Literatura - Cinema - Música - Cultura Geral

Um mundo de poesia, romantismo, reflexões, serestas, paixão e muitas emoções...

São Paulo,

Brasil 

 

 

 

Sumário do Portal:

 

Só Amor!! Só Paixão!! Só Amizade!Portal dos Namorados

Home

 

Mapa do Portal

Frases de AmizadeFrases de Amor

Frases de Aniversário

Frases em gifs animados sobre "DEUS!

Frases românticas, de paixão   Frases de Saudade

 

Index dos Autores

Portal da Seresta Brasileira

Grata pela visita!

Oriza Martins

contato

Minha Coletânea 

Meus Romances

Minhas raízes na Espanha...

Você é muito importante para nós!

Deixe sua mensagem ou sugestão

 em nossos Livros de Visitas!

 

Escolha o livro:  

Livro A = Escreva!  

Veja as mensagens!

 

Livro B = Escreva!

Veja as mensagens!

 

Participe de nossas   

Comunidades no Orkut: 

"Reflexões & Poemas Românticos"

"Amigos e fãs da Oriza Martins"

Cinema:

Filmes e Curiosidades

sobre a Segunda Guerra Mundial

Filmes românticos

Filmes espiritualistas 

 Direitos Autorais

 

BoasDicas.com - dicas úteis!

Páginas en Español

Links Patrocinados:

 

Compare Produtos, Lojas e Preços
 

 

OFERTAS DO SUBMARINO

 

Namoro Cristão. Relacionamentos, romance online

 

 

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Contato

 Política de Privacidade

© Copyright by orizamartins.com